Breadcrumb

Risco de crédito

O que é, como funciona, como pode afetar e características

O que é o risco de crédito?

O risco de crédito, ou risco creditício, é a possibilidade de um credor sofrer perdas devido ao não pagamento parcial ou total do crédito concedido aos seus clientes/devedores numa transação financeira ou comercial.

Face a outros tipos de risco que afetam sistematicamente todas as partes, tais como o risco de mercado, o risco de crédito está especificamente associado à empresa potencialmente devedora, em termos da possibilidade de incumprimento das suas obrigações de pagamento aos seus credores (financeiros, comerciais ou públicos).

A fim de minimizar os danos causados pelo risco de não pagamento por um cliente numa operação de compra e venda ou em qualquer transação comercial com pagamento diferido, estes credores podem subscrever um seguro de crédito para cobrir os prejuízos resultantes do não pagamento da transação e, se necessário, receber uma indemnização da seguradora.

Como controlar e gerir o risco de crédito?


Para fazer face ao risco de crédito é necessário analisar a viabilidade financeira e a capacidade de pagamento dos clientes/devedores.

Como credor de um crédito, temos de assegurar que os documentos preenchidos pelo cliente estão em ordem, que existe uma clara capacidade de pagar nos seus ativos líquidos e ter em conta a flutuação da sua atividade.

Apesar do acima exposto, o risco de não pagamento persistirá, pelo que é aconselhável contratar um seguro de crédito para cobrir perdas resultantes do não pagamento de créditos comerciais.

O seguro de crédito deve cobrir o não pagamento dos créditos acima mencionados decorrentes de causas ou riscos comerciais: insolvência ou não pagamento pelo devedor que não se deva a causas ou riscos políticos e, para operações com destino fora de Portugal, a ausência injustificada de levantamento de mercadorias..

Adicional e exclusivamente no caso de créditos contra devedores residentes em certos países, o seguro de crédito pode cobrir o não pagamento devido a riscos políticos: falta ou alteração de pagamento devido a acontecimentos políticos, crises da balança de pagamentos, alterações significativas na paridade monetária, expropriação ou penhora ditadas por uma autoridade estrangeira, medidas adotadas pelos governos ou mesmo não pagamento por compradores públicos - agentes ou organismos - entre outros.

Com a contratação de um seguro de crédito, o segurado estará coberto contra estas situações de não pagamento e poderá concentrar-se noutras áreas da sua atividade.